Editorial: O Papel do Profissional Contábil e da Contabilidade Frente a Situação Atual do País
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

presidente-editorialCaros Colegas!

 

Durante o mês de novembro, estivemos conversando com Profissionais da Contabilidade de Campo Grande e de municípios do interior, entre eles, Coxim, Costa Rica e Chapadão do Sul, durante eventos realizados pelo Regional.

 

Nestes encontros discutimos assuntos variados de interesse da nossa classe, da nossa profissão. Falamos sobre Educação Profissional Continuada, sobre as Alterações da Lei do Simples Nacional, COAF e a corrupção, crimes cometidos e atos fraudulentos.

 

Falamos do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, sobre o Projeto Clique Esperança, sobre o Empreendedorismo na Classe Contábil e, também sobre a crise política que nós estamos vivendo no país e o papel do Profissional Contábil e da Contabilidade em tudo isso.

 

E, é isso que queremos, aqui, ressaltar, o papel do Profissional Contábil e da Contabilidade na atual conjuntura.

 

Dizer a vocês, que, de uma forma ou de outra, nós temos condições de participar e ajudar diretamente na melhoria do nosso país como um todo porque isso passa pelo nosso fazer, que nós temos um papel de extrema importância nesse cenário.

 

Há alguns anos atrás, muitos colegas criticaram a obrigatoriedade que nós tivemos de prestar ao COAF informações sobre suspeita de lavagem de dinheiro. Mas, se nós queremos um País justo, se nós queremos um País íntegro, precisamos contribuir também. E se isso for, ter que passar por prestar informação de situações que temos conhecimento e que tem natureza escusa, por que não fazê-lo? Nós estaremos dando uma contribuição para que coloquemos esse País nos eixos.

 

Por essas razões, acreditamos que o nosso papel é de extrema importância neste contexto todo, porque a sociedade precisa começar a fazer uma autocrítica, sobre o que eu posso fazer para melhorar o País e não apenas olhar para o que é que o “outro” está fazendo e criticar. Nós podemos, também, ajudar nesse sentido, fazendo a nossa parte e auxiliando dentro da nossa esfera de atuação na sociedade, praticando e disseminando a boa conduta, valorizando as atitudes éticas. E a Contabilidade é um desses caminhos e pode sim, auxiliar na melhoria desse cenário.

 

Desta forma, vamos colaborar para que ela torne transparente todos os atos do poder público. Contribuirá para uma melhora significativa, a partir do momento em que demonstrarmos o que está sendo feito por meio da Contabilidade, assim estaremos ajudando um pouco mais e assumindo a nossa responsabilidade pelo que registramos e divulgamos para a sociedade.

 

Contamos com vocês para que possamos cumprir esse papel que é de extrema importância para a sociedade. O Conselho Regional e o Sistema Contábil Brasileiro existem para proteger a sociedade, por isso, os pilares do Registro, Desenvolvimento Profissional e Fiscalização.

 

E, partindo desse pensamento, convidamos vocês para fazerem parte das ações que visam a “proteção a sociedade” fazendo com zelo, diligência e ceticismo profissional o que for da competência de cada um de nós, contribuindo assim para que amanhã não sejamos novamente surpreendidos por conflitos de interesses, corrupção e má gestão política.

 

 

Um grande abraço a todos!

Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS