Editorial: Parabéns para Nós, Não Mais “Contabilistas” e Sim “Profissionais da Contabilidade”!
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

PRESIDENTE-EDITORIALCaros Colegas,

 

Neste mês, todas as homenagens estão voltadas para nós, Profissionais da Contabilidade, por isso, hoje, queremos homenagear todos os integrantes da laboriosa Classe Contábil Sul-Mato-Grossense, pois no último dia 25/04 comemorou-se o Dia do Profissional da Contabilidade, o nosso dia.

E como vocês devem ter visto nos jornais e ouvido nas rádios na mensagem que, nós, do Sistema CFC/CRCs veiculamos, nosso maior Patrimônio são vocês, que, diariamente, trabalham por um país mais justo e transparente.

Há 90 anos, em 25 de abril de 1926, o senador João Lyra, enalteceu a Classe Contábil brasileira e defendeu a regulamentação da Profissão Contábil no Congresso Nacional.

De lá para cá, evoluímos, tanto em representatividade perante a sociedade quanto em importância dentro das organizações. Somos mais de 500 mil profissionais no Brasil colaborando com a preservação e crescimento de todo o patrimônio gerado nesta Nação.

Por isso, a expressão Contabilista” já não cabia mais, não era suficiente para expressar a magnitude do profissional que exerce a nobre Profissão Contábil, então foi substituída por “Profissional da Contabilidade”, muito mais abrangente e muito mais expressiva.

Mas, caros colegas, são muitos os motivos que temos para comemorar, principalmente, o reconhecimento alcançado pela Classe Contábil perante a sociedade, aos demais profissionais e à classe política do País. Mas, ainda há muito que avançar, ainda há muito para se conquistar.

E para isso, nós, Profissionais da Contabilidade, precisamos continuar tendo uma conduta profissional e pessoal ilibada, pautada, principalmente, no nosso código de ética profissional; na moral que norteia todos os nossos caminhos perante a sociedade brasileira e lastreada nas legislações de nossa profissão e à legislação que rege nosso País. Conduzindo assim o nosso exercício profissional no mais alto grau, do anseio e da corretice que a sociedade dele espera e quer de nós.

Deixamos de ser coadjuvantes para tornarmo-nos fundamentais, não só para as empresas que atuam, mas também para a sociedade. Mais do que proteção às posses e aos bens, a contabilidade precisa ser encarada como uma profissão que tem como objetivo proteger a sociedade. Essa é, sobretudo, uma das nossas missões.

Parabéns, amigos! Parabéns para nós, Profissionais da Contabilidade, pelas nossas conquistas. A contabilidade está em um patamar de valorização que, para nós, é motivo de orgulho, temos muito a comemorar, fazemos parte desta história.

 

Um grande abraço!

 

Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS