Costumamos dizer que o trabalho voluntário é uma via de mão dupla porque o voluntário doa energia e criatividade, mas em troca ganha contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de sentir-se útil. O “Dia Nacional do Voluntariado” é comemorado no dia 28/08 e no dia 05/12, comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado.
E, é sobre isso que vamos falar com vocês hoje. O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral.
É tão importante que há uma legislação específica para a prática do voluntariado. A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade. Esta lei estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito – o Termo de Adesão que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário.
Voluntário é um indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre, a desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade.
Mas o que realmente importa é a motivação para o exercício do voluntariado: a satisfação. Porque o trabalho voluntário gera realização pessoal, bem-estar interior, originado do prazer de servir a quem precisa. É um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado à importância de sentir-se socialmente útil. No voluntariado, todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha e a comunidade.
Talvez alguns se perguntem: Como posso ser um voluntário? Existem inúmeros maneiras de exercer o voluntariado, diversas formas e oportunidades de participação: Realizando ações individuais – Por exemplo: atender a uma organização social ou pessoas carentes, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas, etc.
Participando de campanhas – de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.
Juntando-se a grupos comunitários – Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc.
Trabalhando em Organizações Sociais – que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.
Participando de Projetos Públicos – Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.
Sendo Voluntário em Escolas – Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado.
E também, e estamos convidando você a somar conosco, através do PVCC – Programa de Voluntariado da Classe Contábil. Um programa criado pelo Conselho Federal de Contabilidade com o objetivo de estimular entre os profissionais contábeis, o espírito de responsabilidade social e a prática cidadã, incentivando nós, os Profissionais da Contabilidade, a nos comprometermos com as questões sociais, com base nos valores e princípios da cidadania, solidariedade, ética profissional e transparência, composto por quatro subprogramas:
1. Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, que tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios.
2. Educação Financeira – voltado a orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.
3. Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso – que visa, em primeiro lugar, a sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos, daqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações.
4. Ações Locais de Voluntariado – que visa recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos outros subprogramas citados.
E qualquer profissional pode se cadastrar para tornar-se voluntário, basta escolher, conforme a sua disponibilidade de tempo e habilidade, o subprograma do qual deseja participar, acessar o Site do PVCC: http://www.cfc.org.br/sisweb/voluntario/ e fazer a inscrição.
O CRC/MS, através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil em Mato Grosso do Sul – PVCC/MS, alavanca diversas ações sociais. Temos feito todo um trabalho de esclarecimento através de palestras e veiculação de matérias buscando estimular as doações para os Fundos Municipais para a Criança e o Adolescente – FUMCADs.
Temos 02 representantes que atuam como Conselheiros no Conselho da Comunidade da Justiça Federal de Campo Grande, um como membro efetivo na função de Tesoureiro, que desenvolve, voluntariamente, os serviços contábeis e elaboração de toda a Contabilidade do Conselho da Comunidade Penitenciária da Justiça Federal de Campo Grande, e o outro como membro suplente.
Firmamos convênio com a Prefeitura Municipal de Campo Grande através do qual Profissionais Contábeis indicados pelo CRC/MS, prestarão aconselhamento técnico na área contábil a empresários empreendedores incubados e aos empresários moradores de regiões abrangidas pelas Incubadoras Municipais.
E também, temos 01 membro na Diretoria do Observatório Social de Campo Grande. Assim, de forma simples, temos trabalhado visando estimular o voluntariado nos nossos Conselheiros e nos Profissionais da Contabilidade Sul-Mato-Grossenses, mesmo que seja através de ações individuais.
Por isso, estamos convidamos vocês a serem, também, voluntários, a somarem conosco, pois todos nós podemos ser voluntários. Não é só quem é especialista em alguma coisa, todos nós temos capacidades, habilidades e dons. O que fazemos bem pode fazer bem a alguém.
O Voluntariado é uma relação humana, rica, solidária e, acima de tudo, compromisso, cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas compromisso assumido é para ser cumprido.
Um grande abraço!
Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS