Entidades da Classe Contábil Solicitam à Receita Federal a Prorrogação da Entrega da DEFIS e da DTTA
Publicado em
Por Marli Nascimento

#SomosContabeis

O pedido foi realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) e pelo Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON) em função de instabilidades no Sistema e-CAC e de uma série de problemas gerados a partir disso.

No texto, é informado que o Sistema CFC/CRCs, FENACON Sescap/ Sescon vem recebendo uma série de reclamações sobre instabilidade e erros apresentados na plataforma e-CAC.

Entre os problemas mais comuns apresentados pela classe estão: e-CAC fora do ar e travando; impossibilidade de emissão de certidão negativa; sistema fora do ar para a entrega da DEFIS 2022; e indisponibilidade de acesso ao site da RFB para realização de qualquer tipo de consulta.

Ainda no ofício, as entidades da Classe Contábil destacam que a dificuldade de acesso ao sistema e a sua indisponibilização geram preocupação pela dificuldade que gera aos Profissionais da Contabilidade a cumprirem as obrigações fiscais.