ENTREVISTA com Eva Florentino Fernandes

DELEGADA-EVANossa entrevistada nessa edição do Boletim Informativo do CRC/MS é Eva Florentino Fernandes – Profissional da Contabilidade; Delegada do CRC/MS no município de Bela Vista/MS e proprietária do Escritório Eva Florentino Fernandes Contabilidade.

Técnica em Contabilidade, Graduada em Ciências, Matemática, Física, Química e Biologia e Pós-Graduada em Metodologia de Ensino Superior começou a trabalhar em 1976.

Natural de Bela Vista, reside no município há mais ou menos 40 anos. Apaixonada pela família, pela vida e pela profissão, é divorciada, mãe de 03 filhos, Professora aposentada e foi Secretária de Fazenda do município por quase 10 anos.

P. Delegada Eva, a senhora acredita que a família exerça alguma influência na vida pessoal e/ou profissional da pessoa?
R. Acredito muito, família é a base para qualquer individuo – social, moral e na formação geral.

P. Qual a importância da família em sua vida?
R. É muito grande, pois venho de uma família muito unida e bem a moda antiga, onde o carinho e o respeito andam juntos.

P. Qual a sua formação educacional?
R. Tenho nível superior, fiz na Faculdade Federal – na Área de Ciências, Matemática, Física, Química e Biologia.

P. Quais as lembranças que tem da sua época escolar?
R. Tenho muitas lembranças boas, meu ensino fundamental foi em escola Católica, onde tinha orgulho de estudar, sempre fui muito boa em Matemática e com a qual obtive muitos elogios e ganhei prêmios por isso.

P. Qual a comparação que faria com a época de hoje?
R. Como é de conhecimento, minha primeira profissão é Professora, sou aposentada, o ensino de antigamente ate poderia ser mais arcaico, mas se ensinava mais, com mais responsabilidade, as escolas eram locais de respeito e consideração, os professores eram respeitados, hoje em dia, não se prima mais pela educação ensino, tanto pelo governo como pelas atitudes dos professores.

P. O que marcou na sua época escolar?
R. Naquela época, a escola se diferenciava por sua administração de controle de educação, por sua postura em relação a comportamento, uniformização. Os estudantes da época se diferenciavam por seus uniformes e comportamento, hoje os alunos vão à escola como vão a uma feira.

P. Quando teve início sua vida profissional? Como foi? Quantos anos a senhora tinha?
R. Nos anos setenta muitas coisas mudaram, voltei a estudar, me separei, e comecei a trabalhar, na época tinha 30 anos.

P. Há quantos anos a senhora atua como Delegada do CRC/MS. Como teve início essa etapa em sua vida?
Nem me lembro desde quando, mas faz alguns anos, quem me convenceu a aceitar ser delegada foi o nosso saudoso Contador Julio, de Jardim MS.

P. Qual a importância da Delegacia?
R. Aqui em nossa cidade ela e utilizada para intermediar, receber e enviar documentos e informações entre o profissional e o CRC/MS.

P. Os profissionais utilizam os serviços da Delegacia?
R. Bastante

P. O que a senhora acha do Projeto Voluntariado da Classe Contábil? A senhora participa? De que forma?
R. Acho bom. Eu sempre participei na parte social aqui na minha cidade. Sou secretaria e contadora do Conselho da Comunidade do Fórum local e há mais de 15 anos cuido dos presos, oferecendo as coisas que eles necessitam como medicamentos, exames laboratoriais, materiais de higiene, fazendo manutenção nas celas, em banheiros, adquirindo materiais para trabalhos manuais etc. Trabalhei, também, no Hospital local com uma equipe de senhoras voluntarias, por uns quatro anos, na administração.

P. Como a senhora vê a participação dos Profissionais da Contabilidade de MS, em especial de Bela Vista no Projeto Voluntariado da Classe Contábil?
R. Os colegas participam quando são convidados.

P. Além de Delegada do CRC/MS, a senhora exerce alguma outra atividade. Se sim, como faz para conciliar o trabalho no Escritório e as atividades extras?
R. Olha, já trabalhei como Contadora e Secretaria de Fazenda da nossa cidade por quase dez anos. Hoje, sou apenas Contadora, mãe, vovó e dona de casa, desta ultima nunca podemos nos aposentar, mas tenho meus jogos de cintura, como toda mulher.

P. Como a senhora analisaria a Profissão Contábil hoje?
R. Hoje, nossa profissão e de muita importância para qualquer pessoa e empresa.

P. Quais os principais avanços que a profissão alcançou em sua opinião?
R. Foram muitos, atualmente, a profissão esta muito valorizada, é necessária em qualquer empreendimento que queira ser real, que demonstre seus trabalhos com veracidade, competência, precisão, transparência e honestidade.

P. Quais os principais problemas enfrentados pelos profissionais contábeis do interior do Estado?
R. Aqui, o problema maior que acho é o acesso aos órgãos públicos, em vários âmbitos, necessários ao nosso trabalho, que não existe em nossa cidade, tais como Receita Federal (temos aqui o prédio e funcionários), mas não nos atende em nossos serviços, a caixa econômica federal, ministério do trabalho, Junta Comercial etc. e que de uma forma em geral dificulta e encarece nossos serviços.

O CRC/MS agradece sua participação. Muito Obrigada!

Imprensa – CRC/MS

.