Entrevista: Contadora Dinair Gomes Corrêa, Delegada do CRC/MS em Costa Rica
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

DELEGADA-DINAIR-DE-COSTA-RICA“A profissão me escolheu, e foi uma ótima escolha, gosto de números, de papéis, de cálculos e, gosto mais ainda, porque Contabilidade é uma ciência exata”.

 

A Contabilidade é fundamental, é a vida da empresa, é através dela que é possível a tomada de decisões, avaliação dos indicadores, saber se a empresa está bem, se ela está mal, se ela vai conseguir cumprir seus compromissos, se ela pode fazer novos investimentos. Os Empresários quando não possuem Contadores em suas empresas e utilizam os Escritórios Contábeis para sua contabilidade, infelizmente, não demonstram toda a vida real da sua empresa e com isso eles não têm dados contábeis reais para suas tomadas de decisões.

É assim que a Contadora Dinair Gomes Corrêa, nossa entrevistada dessa edição define a importância da Contabilidade para uma empresa. De bem com a vida, ela ama o que faz e faz com prazer, não escolheu ser uma Profissional da Contabilidade, como ela mesma diz:

“Na verdade, a profissão me escolheu, e foi uma ótima escolha, eu gosto de números, gosto de papéis e gosto de cálculos e gosto mais ainda porque Contabilidade é uma ciência exata”. Para ela, atuar no setor contábil é uma experiência “prazerosa….temos dificuldades, temos uma legislação gigantesca, mudanças constantes, mas se tem algo que amo fazer é encerrar o Balanço de uma empresa”.

Casada, mãe de uma filha, a Contadora Dinair Gomes Corrêa é natural da cidade de Mineiros/GO, mas mora em Costa Rica, desde que se entende por gente, e costuma brincar dizendo que “sempre morei aqui, só saí daqui para nascer”.

Formada em Ciências Contábeis, com Pós Graduação em Administração Financeira e Controladoria e, também, Pós Graduada em Auditoria e Perícia Contábil, é proprietária da empresa “Exactus – Escritório de Contabilidade” desde 1999, funcionária do Grupo Paraná – onde exerce a função de Contadora e Delegada do CRC/MS em Costa Rica, há três anos, cargo exercido, como função de confiança, sem remuneração.

P. Contadora Dinair, há quantos anos a senhora atua como Delegada do CRC/MS. Como teve início essa etapa em sua vida?
Há três anos me tornei Delegada, eu sempre tive um bom relacionamento com o CRC/MS, por participar ativamente dos Congressos existentes, e recebi o convite e aceitei prontamente, é um prazer atuar como Delegada.

P. Como a senhora se tornou uma Profissional Contábil?
Tudo começou quando eu tinha 18 anos, minha filha tinha acabado de nascer e eu precisava conseguir um trabalho melhor, procurei um escritório de contabilidade e consegui uma vaga de Auxiliar de RH, e enquanto estava lá trabalhei como Auxiliar Fiscal e Auxiliar Contábil e gostei muito da função, recebi uma boa proposta para trabalhar em uma Cooperativa e fui auxiliar direto na área contábil, foi quando desenvolvi meus conhecimentos contábeis e a partir daí nunca mais saí desta área e posso dizer que amo o que faço.

P. E a sua empresa de contabilidade, como surgiu?
Trabalhava em um escritório de contabilidade e recebi uma oferta de trabalho para trabalhar em um Grupo de Empresas como funcionária, na função de Contadora, aceitei e na contratação me autorizaram a fazer captação de Clientes se surgissem e, com a minha saída do escritório, houve alguns clientes que me acompanharam e outros que conquistei e este foi o início.

P. Para a senhora o que significa ser uma Profissional da Contabilidade?
Ser um Profissional da Contabilidade, primeiro é fazer algo que realmente gosto, é colaborar no desenvolvimento das empresas, é levar meu conhecimento e ajudar pessoas a conhecer seu próprio negócio, é ajudar o País no cumprimento das Leis, é orientar os colaboradores para que eles também cresçam profissionalmente.

P. Qual o perfil para ser um(a) bom(a) profissional?
Ser responsável, dedicado, estudioso, gostar de números e acima de tudo gostar do que se faz.

P. Qual dica a senhora daria para quem deseja ser um(a) Profissional da Contabilidade?
Não desista da Profissão, invista nela, é uma profissão que cresce mais a cada dia, temos vários Contadores formados, mas temos poucos com experiência, corra atrás do conhecimento, façam cursos, procure orientações e se possível trabalhe com um muito experiente.

P. Como está a Profissão Contábil, hoje?
Hoje ela está muito melhor do que anos atrás, com tantas mudanças fiscais e contábeis que surgiram, a Profissão se tornou mais valorizada e mais importante para as Empresas.

P. Quais são as vantagens e desvantagens da Profissão Contábil?
Vantagem é realmente poder crescer e orientar seu cliente, é sobreviver do seu trabalho, é aprender a cada dia ser um profissional melhor. Desvantagem é ficar correndo atrás de prazos para entrega de Obrigações que o governo nos impõe, e isso muitas vezes nos torna (Darfeiros) por falta de tempo não conseguimos apresentar números melhores a nossos clientes.

P. Por que uma empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?
Para que ela possa realmente conhecer seus dados, para que ela possa fazer sua empresa crescer a cada dia mais, prosperar, realizar novos investimentos, tomar decisões importantes, quanto a estoques, clientes, fornecedores, saber se está tendo lucros, prejuízos, alterar margens de produtos é realmente conhecer o seu negócio.

P. Além da contabilidade formal, quais recursos gerenciais uma empresa necessita para gestão e controle de suas atividades?
Um bom gestor, que seja empreendedor, a empresa precisa estar toda informatizada e com um ótimo software que seja integrado e que seja parametrizado para te dar as informações em tempo real para as tomadas de decisões e colaboradores comprometidos, responsáveis e treinados.

P. Contadora, Empresária Contábil, Delegada do CRC/MS, a senhora exerce mais alguma outra atividade? Já teve alguma experiência política?
De certa forma sim. O proprietário da empresa em que trabalho é Prefeito do Município e já está no terceiro mandato e quando está na época de Campanha sempre faço as Prestações de Contas Eleitorais. Mas é somente neste aspecto.

P.  Quais foram os maiores desafios e gratificações que a senhora a senhora citaria, nessa sua trajetória?
Desafio maior é acompanhar tudo que se muda com relação a esta profissão, conseguir acompanhar e estar sempre atualizada quanto a tantas alterações de legislação e da própria profissão. Gratificação é ser reconhecido pelo seu empregador e pelo seu cliente, é ganhar um prêmio de melhores do ano, é servir de espelho para o seu colaborador, é auxiliar a empresa em que trabalho e ao meu cliente a cumprir todos as suas obrigações e entender melhor o que se passa dentro das empresas.

P. Como faz para equilibrar vida pessoal e vida profissional?
Para conseguir este equilíbrio é fundamental separar os dois. Quando deixo minha casa, minha vida pessoal fica lá, e quando deixo a empresa minha vida profissional também fica lá, não misturo as coisas, o dia a dia é muito corrido, se deixar um influenciar o outro alguma coisa não dará certo.

P. Qual o fato mais marcante ocorrido em sua vida? Como a senhora se sente em relação a isso?
Não existe apenas um fato marcante. A nossa vida é feita de momentos marcantes e não conseguiria enumerá-los aqui. Mas posso dizer que minha vida sempre foi marcada por realizações pessoais (nascimento, crescimento da minha filha, conhecer, conviver e estar com o meu esposo, incentivo dos meus pais, realizar alguns sonhos de consumo) e profissionais (Aprender mais a cada dia, Ter Reconhecimento e Respeito Profissional), um fato que me marcou muito recentemente foi o falecimento do meu pai em dezembro de 2014, sinto muito a falta dele.

P. Para encerrar, como descreve sua experiência no setor contábil?
Prazerosa, é a primeira palavra que me vêm à cabeça, temos dificuldades, temos uma legislação gigantesca, mudanças constantes, mas se tem algo que amo fazer é Encerrar o Balanço de uma empresa.

 

O CRC/MS agradece sua participação. Muito Obrigada!

 

 

 

 

 

Nota: A 18ª Delegacia do CRC/MS em Costa Rica, comandada pela Del. Contadora Dinair Gomes Correa está situada na Av. José Ferreira da Costa, n° 485, Centro, em Costa Rica. Contatos com a Delegacia podem ser feitos pelos telefones: (67) 3247-7710 e 1098 e E-mail: dinairgc@uol.com.br.