Entrevista: Vânia Labres, Coordenadora Nacional do PVCC Fala sobre a Importância dos Observatórios Sociais

Por Fabrício Santos

Comunicação CFC

Há alguns anos, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vem se preocupando em inserir o profissional da contabilidade no contexto social, econômico e político do País. A importância desse profissional para o desenvolvimento do Brasil, ao longo dos anos, tem se mostrado eficiente em várias áreas da sociedade, principalmente para a tomada de decisões.

O Sistema CFC/CRCs tem ratificado o papel da Contabilidade perante a sociedade, criando soluções eficientes, como o Programa de Voluntariado da Classe Contábil Brasileira (PVCC), que visa sensibilizar os profissionais sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Criado  pelo CFC, a comissão do PVCC reuniu-se no dia 20 de março, na sede da entidade, em Brasília (DF), para tratar da modernização e as novas diretrizes do programa, que foi dividido em três subprogramas: Rede Cidadania Social – Observatório Social; Educação Financeira (Orçamento Familiar); e Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso.

A Rede Cidadania Social – Observatório Social está na pasta da Comissão do PVCC como um dos subprogramas mais importantes já engajados pelo Conselho Federal. Para a conselheira e coordenadora do PVCC, Vânia Labres, o apoio do CFC  tem o propósito de estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização dos Observatórios Sociais nos municípios. “Hoje estamos presentes em 80% dos Observatórios e temos como meta findar nossa gestão, com a criação em todas as capitais brasileiras”, avisa.

Segundo dados do Observatório Social do Brasil, há 96 observatórios em 18 estados brasileiros, que primam pelo trabalho técnico, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Entrevista: Vânia Labres, Coordenadora do PVCC

Vânia-Labres-Coordenadora-Nacional-do-PVCC

1)      Qual a importância do Observatório Social para o País?
Vânia Labres – A cada notícia de desvio ou desperdício do recurso público, oriundo dos impostos de cada cidadão, convencemo-nos, ainda mais, sobre a importância e a necessidade do trabalho de organizações de controle social, como o Observatório Social. Não é só a corrupção que corrói os recursos dos nossos impostos, mas muito é desperdiçado, e os serviços públicos são de baixa qualidade por deficiências na gestão da coisa pública. Por isso, empresários, professores, estudantes e profissionais, como nós da Contabilidade,  temos muito a contribuir para que a gestão pública cumpra o seu papel com eficiência e qualidade.

2)      O CFC possui um subprograma referente ao Observatório Social. Qual o papel do profissional da contabilidade nesse processo?
Vânia Labres – Este subprograma tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OS) nos seus municípios. Hoje, nós estamos presentes em 80% dos Observatórios e temos como meta findar nossa gestão com criação de Observatórios em todas as capitais.

3)      Quantos Observatórios Sociais existem no País?
Vânia Labres – A Rede OSB é composta, atualmente,  por 96 Observatórios Sociais em 18 estados. Com o apoio do PVCC e do CFC não só o número de cidades poderá aumentar como o trabalho dos OS poderá ser mais bem qualificado, tendo a participação da classe contábil.

4)      Qualquer cidadão pode compor o Observatório Social?
Vânia Labres – Pode fazer parte do Observatório Social qualquer cidadão que queira contribuir com a causa da justiça social e trabalhar pela correta aplicação dos recursos públicos na sua cidade, desde que não tenha vinculação partidária.

5)      Qual o objetivo do Programa de Voluntariado da Classe Contábil?
Vânia Labres – Sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibilizará seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da contabilidade.

Fonte: Portal do CFC