EQT 2023: Inscrições para a Segunda Edição Abrem em 04/09
EQT 2023: Inscrições para a Segunda Edição Abrem em 04/09

A 25ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) – Auditoria – e a 8ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) – Perícia – já têm data marcada. As provas acontecem em novembro de 2023 nas 26 capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal/DF, no formato presencial.

As inscrições poderão ser realizadas das 16h do dia 04/09/23 às 16h do dia 05/10/23, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente, pela internet, na página do Instituto Consulplan. A taxa de inscrição é de R$244,00, por prova, e deve ser recolhida, em boleto bancário, em favor do CFC.

Para participar do exame, os Contadores precisam ter registro ativo nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou o edital da prova no dia 28/08, por meio do Diário Oficial da União (DOU).

A 25ª edição do EQT é voltada para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e para os profissionais que pretendam atuar nas instituições autorizadas a funcionar pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pelas Sociedades Supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelas Sociedades Supervisionadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Já a 8ª edição da prova é direcionada àqueles que buscam o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) para profissionais que pretendam atuar como Peritos Contábeis.

O exame, tanto para peritos, como para auditores, é formado por provas escritas, com questões para respostas objetivas de múltipla escolha e de questões para respostas dissertativas.

Confira, a seguir, as datas e os horários de aplicação das provas:

a) Prova de Qualificação Técnica Geral – 06/11/23, das 14h às 18h, horário oficial de Brasília (DF).

b) Prova de Qualificação Técnica Geral de Perícia – 07/11/23, das 14h às 18h, horário oficial de Brasília (DF).c) Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela CVM – 08/11/23, das 14h às 18h, horário oficial de Brasília (DF).

d) Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições autorizadas a funcionar pelo BCB – 09/11/23, das 14h às 18h, horário oficial de Brasília (DF).

e) Prova Específica para atuação em auditoria nas sociedades supervisionadas pela Susep – 10/11/23, das 14h às 18h, horário oficial de Brasília (DF).

f) Prova Específica para atuação em auditoria nas entidades supervisionadas pela Previc – 11/11/23, das 14h às 18h, horário oficial de Brasília (DF).

A aprovação na prova QTG é requisito necessário para a aprovação nas específicas (CVM, BCB, Susep e Previc). Portanto, os profissionais que não estejam inscritos no CNAI do CFC e que pretendam atuar em auditoria nessas instituições devem também ser aprovados no exame do QTG.

👉 Para acessar o edital, clique aqui.

Fonte: CFC – Conselho Federal de Contabilidade