Estão Abertas as Inscrições para a 2ª Edição do Exame de Suficiência 2019
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

 

 

O CFC – Conselho Federal de Contabilidade publicou no Diário Oficial da União (DOU), do dia 27/08/19, na seção 3, pág. 110, o extrato do edital da segunda edição do Exame de Suficiência.

 

As inscrições, segundo o documento, começaram às 14h do dia 27 de agosto e vão até as 16h dia 27 de setembro. O Valor da taxa de inscrição é de R$110,00 (cento e dez reais).

 

Considerado como requisito obrigatório para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), de acordo com a Resolução CFC nº 1.486/2015, o Exame de Suficiência é aplicado para os bacharéis em Ciências Contábeis.

A prova objetiva está sob a responsabilidade da Consulplan, empresa que venceu o processo de licitação, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para a execução das duas edições do Exame em 2019. As provas serão aplicadas no dia 27 de outubro, das 9h30 às 13h30 – horário oficial de Brasília (DF).

 

Como em todas as edições, a prova será composta de 50 (cinquenta) questões objetivas, valendo um ponto cada uma, abrangendo os seguintes assuntos: a) Contabilidade Geral; b) Contabilidade de Custos; c) Contabilidade Aplicada ao Setor Público; d) Contabilidade Gerencial; e) Controladoria; f) Noções de Direito e Legislação Aplicada; g) Matemática Financeira e Estatística; h) Teoria da Contabilidade; i) Legislação e Ética Profissional; j) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; k) Auditoria Contábil; l) Perícia Contábil; m) Língua Portuguesa Aplicada.

 

O Exame de Suficiência vem sendo realizado, pelo CFC, desde 2011, em função do disposto no Decreto-Lei n.º 9.295/1946 – com alteração da Lei n.º 12.249/2010 –, que estabelece que a aprovação no Exame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O CFC regulamentou a aplicação do Exame por meio da Resolução n.º 1.486/2015.

 

 

 

Para ler o edital completo, clique aqui.

 

 

Fonte: Portal do CFC – Conselho Federal de Contabilidade