
O “Fórum Sul-Americano de Integração da Rota Bioceânica”, realizado nos dias 30 e 31/10/25 pelo CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul em parceria com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil/MS e apoio da ESA, CAAMS, CMCG – Câmara Municipal de Campo Grande/MS, CORAL – Centro Observatório das Rotas da América Latina e MB – Consultoria Internacional destacou a importância da Rota Bioceânica, corredor logístico que ligará o Brasil ao Chile, passando por Paraguai e Argentina, abrindo novas oportunidades econômicas e estratégicas para Mato Grosso do Sul e para o país, homenageou personalidades ilustres por sua destacada contribuição e atuação na concretização da Rota Bioceânica.
Foram homenageados e receberam a placa de homenagem das mãos do Presidente do CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do MS, Contador Otacilio dos Santos Nunes:
Senador Nelson Trad Filho
O senador Nelsinho Trad, que preside a Frente Parlamentar da Rota Bioceânica e representa o Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul), agradeceu o reconhecimento e ressaltou que o projeto é símbolo da nova fase de desenvolvimento do Cone Sul. “A Rota Bioceânica não é apenas uma estrada, mas uma ponte de oportunidades entre os povos. Quando aproximamos Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, abrimos caminho para o futuro da nossa economia e da nossa integração continental”.
Senador Jorge Soria Quiroga
O senador Jorge Soria Quiroga que foi prefeito de Iquique (Chile) por quatro mandatos e, atualmente, é Senador da república chilena pela região de Tarapacá é reconhecido como um dos grandes visionários e promotores do projeto do Corredor Bioceânico, considerado hoje um dos mais relevantes e ambiciosos planos de integração e desenvolvimento internacional da América do Sul. Foi representado pelo sr. Mauricio Soria Macchiavello – Prefeito Municipal Iquique.
Ministra Simone Tebet
“Estou muito feliz de participar deste momento histórico. A Rota é um projeto de futuro, mas que já começa a transformar o presente de Campo Grande e de todo o Mato Grosso do Sul”, afirmou. O fórum, segundo a ministra, representou um passo essencial para consolidar o corredor logístico que ligará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS






