IBGE Começa no Dia 02/05 a Aplicação das Pesquisas Economicas

O CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade informa aos Profissionais da Contabilidade que no próximo dia 02/05, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística iniciará suas pesquisas anuais na área de estatísticas econômicas, onde serão levantadas informações estruturais da atividade econômica brasileira, por meio das seguintes pesquisas:

1. PesquisaIndustrial Anual (PIA Empresa e PIA Produto),
  2.  Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC),
  3. Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e
  4. Pesquisa Anual de Comércio (PAC).

A partir de um cadastro geral, o IBGE seleciona algumas empresas para responder às pesquisas, de acordo com a principal atividade econômica desenvolvida, segundo metodologias e critérios estatísticos.   O IBGE salienta que tem o compromisso de resguardar a confidencialidade das informações prestadas, que serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.

As respostas são efetuadas em um questionário eletrônico disponibilizado na Internet, no endereço http ://www.ibge.gov.br/questionarios.   Após o preenchimento e envio dos dados é gerado um recibo, que serve como comprovante às empresas informantes.

O CRC/MS solicita a participação de todos os Profissionais e empresas selecionados e que informem a seus clientes. Ressalta, ainda, que a prestação das informações é obrigatória e está prevista na legislação.

Imprensa – CRC/MS