Iesba Divulga Resumo Sobre as Proibições do Código Internacional de Ética para Contadores

O resumo foi elaborado para destacar serviços de não-asseguração, relacionamentos, interesses ou circunstâncias que são proibidos para auditorias de PIEs.

A equipe do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) divulgou um resumo de alto padrão acerca das proibições do Código Internacional de Ética para Contadores, incluindo as Normas Internacionais de Independência, especialmente em relação à independência para auditorias de entidades de interesse público (PIEs, na sigla em inglês).

O resumo foi elaborado para destacar serviços de não asseguração, relacionamentos, interesses ou circunstâncias que são proibidos para auditorias de PIEs. Ele será uma referência útil para órgãos reguladores e de supervisão de auditoria, firmas de auditoria e profissionais de auditoria individuais, para a comunidade de governança corporativa, investidores, preparadores e órgãos ou instituições educacionais.

O resumo não substitui o Código. Foram fornecidas referências em notas de rodapé às disposições relevantes do documento, para ajudar a compreender melhor as proibições.

Sobre o Iesba

O Iesba é um conselho independente de definição de normas internacionais. Sua missão é atender ao interesse público, estabelecendo normas de ética como base para o comportamento ético nos negócios e nas organizações, e para a confiança do público nas informações financeiras e não financeiras, que são fundamentais para o funcionamento adequado e a sustentabilidade das organizações, dos mercados financeiros e das economias em todo o mundo.

Fonte: CFC – Conselho Federal de Contabilidade