Ineditismo: Mulheres Predominam na Câmara de Controle Interno do CRCMS
Ineditismo: Mulheres Predominam na Câmara de Controle Interno do CRCMS

Pela primeira vez na história do regional a maioria dos membros efetivos da câmara de controle interno são mulheres

A Câmara de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade do MS é composta por 3 membros efetivos e 03 suplentes, sendo um deles o(a) Vice – Presidente de Controle Interno, o(a) qual a coordena. Entre suas variadas atribuições constam a incumbência de  dar parecer sobre a prestação de contas, os balancetes mensais, os balanços do exercício, o relatório de gestão e os pedidos de abertura de créditos especiais e suplementares, a serem submetidos ao Plenário do Regional.

Desde a criação do Conselho (foi criado 17/05/1985) em todas as gestões, a maioria dos Conselheiros Efetivos que a compuseram foram do sexo masculino, nesta gestão (2024/2025) está sendo o contrário, pela primeira vez na história, seus membros efetivos são todas mulheres: Contadora Lucélia da Costa Nogueira Tashima (Vice-Presidente), Contadora Maria Luiza Jorge Sanches e Contadora Ana Paula Nascimento Marangoni.  E, como Membros Suplentes: Contadora Andrea Antunes da Silva, Contador Adão Dias de Oliveira e Contador Kaiuby Moraes J. Meirelles.

Para a Vice-presidente Lucélia e para o Presidente Otácilio foi pura coincidência, mas, para os colegas de Plenário é mais uma prova da competência feminina que faz com que as mulheres galguem espaços antes, quase que exclusivamente, masculinos. E, em especial, as conselheiras que ora ocupam a Câmara de Controle Interno que já veem há anos trabalhando em benefício do desenvolvimento da Profissão e da Classe Contábil.