Minuta do CPC 51 – Apresentação e Divulgação em Demonstrações Contábeis Está em Audiência Pública. Participe!
Publicado em
Por Marli Nascimento
Minuta do CPC 51 – Apresentação e Divulgação em Demonstrações Contábeis Está em Audiência Pública. Participe!

Contribuições para aperfeiçoamento do documento podem ser enviadas até 12/09. 

 

O CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do MS informa que o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis e a CVM – Comissão de Valores Mobiliários colocaram em Audiência Pública conjunta Minuta do Pronunciamento Técnico CPC 51 – que trata sobre a Apresentação e Divulgação em Demonstrações Contábeis.

Solicita a Classe Contábil que participe enviando sugestões e comentários para aprimoramento do documento. Os interessados têm até o dia 12/09 para enviar suas contribuições.

O pronunciamento alinha à IFRS 18 – Presentation and Disclosure in Financial Statements e substituirá o Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1), emitido em 2009 e revisado em 2011. Neste sentido, a IFRS 18 altera pontos como a apresentação das receitas e despesas em categorias e a introdução de novos princípios para a agregação e desagregação de itens nas demonstrações, além de ter por objetivo assegurar a conformidade dos Pronunciamentos Contábeis emitidos pelo CPC às normas internacionais editadas pelo IASB, preservando, assim, a convergência dos atos normativos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aos padrões contábeis internacionais.

Para consultar e conhecer o documento na íntegra basta clicar nos links abaixo:

👉 https://cfc.org.br/tecnica/audiencia-publica/

 

👉 https://www.cpc.org.br/CPC/Site/Comunicacao/Comunicado?id=952

 

As contribuições poderão ser enviadas até o dia 12/09/25 através dos seguintes e-mails:

  • cpc@cpc.org.br – Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)
  • conspublicasnc0125@cvm.gov.br – Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria da Comissão de Valores Mobiliários
  • ap.nbc@cfc.org.br – Conselho Federal de Contabilidade

 

 

 

Fonte: CFC – Conselho Federal de Contabilidade