O Uso de Marketing pelos Profissionais Contábeis para Oferecer Serviços
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Por Marli Nascimento

O marketing digital está presente em várias profissões, e não seria diferente com os Profissionais da Contabilidade.

 

 

Para os profissionais e empresas que querem atrair novos clientes, a criação de conteúdo é um caminho que permite a aproximação do público. Porém, essa classe de trabalhadores deve se atentar para não irem contra o código de ética.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por meio da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) aprovou o Código de Ética Profissional do Contador (NBC PG 01/2009) em fevereiro de 2009.

Com o objetivo de fixar a conduta do Contador, quando no exercício da atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe, o documento também se aplica ao Técnico em Contabilidade, em seu exercício.

Entre os pontos do Código de Ética Profissional do Contador, destaca- se o valor e a publicidade dos serviços profissionais.

 

A importância do marketing digital

A atuação no marketing digital pode ser oportunidade para fazer crescer um negócio na internet. Porém, muitos Contadores ainda não perceberam a importância do marketing, principalmente do marketing digital, para o seu negócio contábil. “É preciso estar presente nas redes sociais, produzir conteúdo, fazer anúncios, mas também ser ‘achado’.”

 

 

O marketing dos Contadores deve ser discreto

 Segundo os itens 11 e 12 do Código de Ética, a publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização.

A publicidade dos serviços contábeis deve ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.

As restrições do Código de Ética Contábil são aquelas que ninguém deveria realmente cometer em nenhuma área: “Falar mal de outros profissionais, fazer propaganda alusiva a preço e, claro, prestar informações incorretas”.

Cabe ao Profissional da Contabilidade manter em seu poder os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem da publicidade realizada dos seus serviços: é o que diz o item 13 do documento.

De acordo com especialistas, a busca pelo cliente é mais fácil com o Marketing de Conteúdo, que, para eles, o Contador sempre busca ajudar.

Quem procura um profissional ético deve se atentar ao que o item 15 pontua. Os Contadores não devem fazer afirmações desproporcionais sobre os serviços que oferecem, sua capacitação ou sobre a experiência que possuem. Além de não poder fazer comparações depreciativas entre o seu trabalho e o de outros.

Confira o Código de Ética na íntegra.

 

 

Fonte: Portal Contábeis/Press Clipping Fenacon