Editorial: As Delegacias e a Importância dos Delegados para o Conselho Regional de Contabilidade do MS

Presidente-RuberleiCaros Colegas,

Vocês devem ter percebido que desde que remodelamos o Boletim Eletrônico do CRC/MS, e passamos a veicular o editorial e artigos e/ou entrevistas, temos veiculado, praticamente, somente entrevistas com Delegados do CRC/MS. É porque queríamos que os profissionais do nosso Estado, das diversas regiões, conhecessem um pouco mais desses profissionais tão importantes para o CRC/MS.

E é sobre isso que queremos falar hoje, das Delegacias e da importância dos Delegados para o Conselho Regional de Contabilidade do MS. Falar a vocês sobre eles e a eles sobre o quanto são importantes para o funcionamento do nosso Regional e, aproveitar, para reiterar, a todos os nossos Delegados, o convite para que estejam conosco nos dias 29 e 30/10, quando realizaremos a 1ª Reunião de Delegados do CRC/MS 2015, aqui, em Campo Grande.

São 21 Delegacias localizadas em 21 cidades: Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Ivinhema, Paranaíba, Nova Andradina, Amambaí, Naviraí, Coxim, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, São Gabriel do Oeste, Bela Vista, Jardim, Bataguassu, Costa Rica, Chapadão do Sul, Maracajú e Cassilândia, que têm por finalidade auxiliar o Conselho nos serviços de fiscalização e registro de profissionais e Escritórios de Contabilidade e funcionam nas empresas de serviços contábeis de propriedade dos delegados da entidade.

O cargo de Delegado é exercido, como função de confiança, sem remuneração e os 21 Delegados são profissionais abnegados que dedicam parte de seu tempo em benefício da profissão contábil, com dedicação e empenho. O delegado, além de auxiliar o Conselho na organização dos serviços de fiscalização e registro, tem que ter também uma grande interação com a sociedade de sua jurisdição (classe contábil, empresarial, escolas, universidades, órgãos públicos municipal, estadual e Federal), um relacionamento político-social buscando divulgar a entidade na região onde atua, proporcionando, assim, uma maior aproximação do CRC/MS com o profissional e com a comunidade. Ele é o representante o Conselho na sua região, pois a Delegacia é uma extensão do CRC/MS.

E é assim que todos vocês, Profissionais da Contabilidade, representantes de Instituições de Ensino, órgãos públicos, Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, enfim, toda a sociedade devem enxergar os Delegados do CRC/MS, como representantes legais e legítimos do Conselho Regional de Contabilidade e que podem em qualquer situação estar convidando-os para representarem o conselho e intermediando algum relacionamento, convênios, negociações, etc.

Como estamos falando das Delegacias, queremos dizer que em 2014 o CRC/MS iniciou a descentralização do processo de validação da Carteira de Identidade Profissional, e duas de nossas Delegacias já fazem a validação da Carteira de Identidade Profissional, Corumbá e Nova Andradina. Por isso, aproveitamos para lembrar a vocês, Profissionais da Contabilidade que, residam nesses municípios e municípios vizinhos e, queiram obter ou trocar o documento antigo pela Carteira de Identidade Profissional Digital que podem procurar as Delegacias do CRC/MS nestes municípios.

Vamos terminar reforçando (pois já foram enviados os convites oficialmente) nosso convite aos 21 Delegados do CRC/MS para que participem, nos dias 29 e 30/10, da 1ª Reunião de Delegados do CRC/MS 2015. Quem ainda não confirmou presença, que entre em contato com o CRC/MS e o faça. Acreditamos e estamos trabalhando para que seja muito bom e bastante produtivo. Vamos ter a oportunidade de falar sobre assuntos diversos, e ainda, momentos de congraçamento. Queremos e esperamos contar com a participação de todos vocês, Delegados do CRC/MS, e acima de tudo, nossos grandes parceiros.

E dizendo a todos vocês que, em relação ao Boletim do CRC/MS, estamos terminando a série de entrevistas com os Delegados do CRC/MS e passaremos a veicular Entrevistas com Profissionais Contábeis bem sucedidos na profissão. Lembrando, também,  que o espaço está aberto a Profissionais que gostam de escrever e queiram divulgar seus artigos.

Um grande abraço a todos!

Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS