Presidente do CRCMS Recebe Representante da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Publicado em
Por Marli Nascimento
Presidente do CRCMS Recebe Representante da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

O Sr. Wanderley Guenka, Assessor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa Idosa que é vinculado à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, esteve no CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do MS, no último dia 05/03/20, às 10h30.

 

Em reunião com a Presidente da entidade, Contadora Maria Leny Adania de Sylos, e com o Ex-Presidente do CRCMS e atual Conselheiro Representante do CRCMS no CFC – Conselho Federal de Contabilidade, Contador Carlos Rubens de Oliveira, para apresentar os projetos existentes na secretaria que objetivam desenvolver ações que valorizem e promovam o protagonismo, o empoderamento e a convivência familiar e comunitária da pessoa idosa, bem como, solicitar o apoio do Regional no fomento de ações para a criação de Fundos do Idoso em Mato Grosso do Sul e de ampliação das doações para estes fundos.

 

A Presidente Maria Leny e o Conselheiro do CFC, Carlos Rubens falaram a ele sobre o PVCC – Programam de Voluntariado da Classe Contábil através do qual o Sistema CFC/CRCs procura sensibilizar os Profissionais da Contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

E, que através do subprograma – Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso desenvolve ações que visam, em primeiro lugar, sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos, daqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações.

 

E, em segundo lugar, tem por objetivo auxiliar as Entidades a elaborarem projetos adequados para se habilitarem a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

 

Wanderley Guenka ressaltou que são muito poucos os fundos existentes no Estado de Mato Grosso do Sul e a necessidade do empenho de todas as entidades no fomento de ações para ampliação dos mesmos e de orientação à população para a possibilidade de doações através do Imposto de Renda.

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS