Procedimentos para Realização de Denúncias sobre Irregularidades Junto aos CRCs Foram Simplificados
Publicado em
Por Marli Nascimento
Procedimentos para Realização de Denúncias sobre Irregularidades Junto aos CRCs Foram Simplificados

Através da Resolução CFC 1.589/2020. O documento possibilita que qualquer pessoa física ou jurídica possa denunciar ou comunicar irregularidades praticadas por pessoas ou empresas, relativas ao exercício da profissão ou à exploração da atividade contábil, ao Conselho Regional de Contabilidade e sem necessidade de identificar-se, de forma anônima.

E, ainda, a denúncia poderá ser feita através do Site do CRCMS, por meio e-mail, por documento protocolado no Regional, via Correio ou presencialmente. E, a qualquer momento, o denunciante poderá solicitar informações sobre a tramitação da denúncia apresentada.

Para isso basta informar de forma clara e objetiva, o nome legível do denunciado, sua qualificação, CPF ou CNPJ, endereço, telefone, e-mail, informações sobre o fato, as circunstâncias, bem como indicar ou apresentar as provas que deseja produzir ou indício veemente da existência do fato denunciado.

A Resolução CFC 1.589/2020 que já está em vigor, revogou o Art. 41 da Resolução CFC nº 1.309/2010 e foi publicada pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade no DOU – Diário Oficial da União do dia 26/03/20. Para conhecer o conteúdo completo do documento acesse o link: http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx

Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com o Setor de Fiscalização do CRCMS pelo telefone (67) 3326-0750, ramais 219, 202 ou 205, ou e-mail: fiscalizacao@crcms.org.br.

 

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS