PVCC/MS Participa da Reunião da Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica (EQT) – Perícia

A Coordenadora do PVCC/MS – Programa de Voluntariado da Classe Contábil em MS e Presidente do Observatório Social de Campo Grande, Contadora Patrícia Pereira Castro, participou nos dias 26 e 27/11/19, da Reunião da CAE – Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica – Perícia Contábil, da qual faz parte.

A realização aconteceu na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília/DF, conforme Portaria CFC n° 24/2019, e teve por objetivo discutir a realização da terceira etapa do Exame de Qualificação Técnica, “…ou seja, revisamos as avaliações das questões discursivas e realizamos o fechamento do relatório de 2019”, explica ela.

O Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e registro no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é um dos requisitos para a inscrição do Contador no CNAI ou no CNPC, com vistas à atuação na área da Auditoria Independente ou Perícia Contábil.

É desenvolvido pela Vice-presidência de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade e tem por objetivo estimular o aperfeiçoamento do contador na execução do trabalho a ser desenvolvido na área de Auditoria Independente e Perícia Contábil.

A CAE é a comissão responsável pela administração do exame. É formada por Contadores, com experiência em Perícia Contábil. Integram a Comissão os seguintes Contadores: Sandra Maria Batista (coordenadora), Audrey Jones de Souza, José Antonio de França, Edí Cristiano Siqueira, Suely Gualano Bossa Serrati e Patrícia Pereira Castro.

São suas atribuições: estabelecer as condições, o formato e o conteúdo do EQT que será realizado; dirimir dúvidas a respeito do EQT para perito contábil e resolver situações não previstas na norma, submetendo-as à Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional; zelar pela confidencialidade do Exame, pelos seus resultados e por outras informações relacionadas; emitir relatório após a conclusão de cada Exame, a ser encaminhado para a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional; e decidir, em primeira instância administrativa, sobre os recursos apresentados pelos candidatos ao EQT.