Registro
Relação de Documentos para Profissionais
REGISTRO DEFINITIVO – CONTADOR/TÉCNICO EM CONTABILIDADE
BEM-VINDO À PROFISSÃO CONTÁBIL! Parabéns, sabemos que a jornada para chegar até aqui não foi nada fácil e o CRCMS será seu parceiro no restante da jornada a partir de agora.
Você poderá contar com diversos benefícios para o desenvolvimento da sua carreira profissional, como os cursos online oferecidos gratuitamente através da parceria do CRCMS com o CRCSP.
Para que possamos abrir esse processo e oficializarmos essa união, precisaremos que você envie os documentos abaixo para o e-mail registro@crcms.org.br.
Lembrando que é preciso o Certificado de Aprovação no Exame de Suficiência para aqueles que concluíram o curso de Ciências Contábeis após 14/06/2010.
Se a documentação estiver correta, seu registro será aprovado em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e a comunicação sobre a aprovação será enviada no seu e-mail cadastrado.
A APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DEVERÁ SER NA FORMA ORIGINAL OU EM VERSÃO DIGITALIZADA, COLORIDA E EM PDF
1. Requerimento preenchido e assinado à caneta, com foto 3×4 colada ( A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco)
2. Diploma original devidamente assinado e registrado no órgão competente, frente e verso;
- O profissional que requerer o Registro Originário, sem a posse do diploma, deverá apresentar o histórico escolar e a certidão/declaração do estabelecimento de ensino.
- A certidão/declaração do estabelecimento deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, o nome do curso concluído e a data em que ocorreu a colação de grau.
3. Precisaremos também dos seguintes documentos:
- Cédula identidade ou CNH (neste caso precisaremos também da Certidão de Nascimento)
- Certificado de reservista (sexo masculino e idade inferior a 46 anos)
- CPF – Cartão de contribuinte de pessoa física/MF
- Certidão de Casamento
- Comprovante de endereço residencial recente em nome do Requerente
4. Comprovante de recolhimento da Anuidade e da taxa da Carteira de Identidade Profissional, caso requerida no formato físico;
6. Certificado de Aprovação no Exame de Suficiência, para aqueles que concluíram o curso de Bacharel em Ciências Contábeis após 14/06/2010.
ALTERAÇÃO DE CATEGORIA
Parabéns por ter concluído seu curso de Ciências Contábeis e por estar alterando sua categoria junto ao CRCMS, ampliando assim o rol das atividades contábeis que poderá exercer! Para que possamos abrir esse processo, precisaremos que você envie os documentos abaixo para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que para a alteração ser aprovada, você não poderá ter débitos vencidos no CRC. Se a documentação estiver correta, seu registro será alterado em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER ALTERAÇÃO DEFINITIVA DE CATEGORIA
1. Requerimento preenchido e assinado, com foto 3×4 colada ou uma foto digitalizada (A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco);
2. Diploma original devidamente registrado no órgão competente;
- O profissional que requerer o Registro Originário, sem a posse do diploma, deverá apresentar o histórico escolar e a certidão/declaração do estabelecimento de ensino.
- A certidão/declaração do estabelecimento deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, o nome do curso concluído e a data em que ocorreu a colação de grau.
3. Certificado de Aprovação no Exame de Suficiência para aqueles que concluíram o Curso de Ciências Contábeis após 14/06/2010;
4. Comprovante de endereço residencial recente em nome do(a) Profissional;
5. Documento de Identificação (frente e verso no mesmo arquivo);
A Carteira de Identidade Profissional física na nova categoria poderá ser requerida somente após a aprovação do processo de Alteração.
RESTABELECIMENTO DE REGISTRO
Que bom, você está retornando ao seu Conselho! Seja bem-vindo à profissão por você escolhida!
Para retornar, segue abaixo a relação dos documentos necessários, os quais precisaremos que você envie para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que para restabelecer o registro, você não poderá ter débitos vencidos no CRC.
Se a documentação estiver correta, seu registro será restabelecido em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER RESTABELECIMENTO DE REGISTRO
1. Requerimento preenchido e assinado, com foto 3×4 colada ou uma foto digitalizada (A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco);
2. Comprovante de pagamento da Anuidade; (o boleto precisará ser solicitado ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br)
3. Comprovante de endereço residencial recente em nome do profissional;
4. Documento de identidade (frente e verso no mesmo arquivo)
A Carteira de Identidade Profissional digital ou física poderá ser requerida somente após a aprovação do processo de Restabelecimento.
REGISTRO TRANSFERIDO
Bem-vindo ao CRCMS! Estamos à disposição para auxiliar no que estiver ao nosso alcance.
Para abrir esse processo, segue abaixo a relação dos documentos necessários, os quais precisaremos que você envie para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que você não poderá ter nenhum débito vencido no CRC de origem.
Se a documentação estiver correta, seu registro será transferido em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER REGISTRO DEFINITIVO TRANSFERIDO
1. Requerimento preenchido e assinado, com foto 3×4 colada ou uma foto digitalizada (A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco);
2. Comprovante de endereço residencial recente em nome do(a) Profissional;
3. Documento de Identidade (frente e verso no mesmo arquivo);ALTERAÇÃO DE NOME OU NACIONALIDADE
Que bom que lembrou-se de que a alteração de nome ou nacionalidade precisa ser feita também junto ao CRCMS!
Lembrando que para a alteração ser aprovada, você não poderá ter débitos vencidos no CRC.
Para que possamos abrir esse processo, segue abaixo a relação dos documentos, os quais precisaremos que você envie para o e-mail registro@crcms.org.br. Se a documentação estiver correta, seu registro será alterado em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER ALTERAÇÃO DE NOME OU NACIONALIDADE
1. Requerimento padrão preenchido e assinado, com foto 3×4 colada ou uma foto digitalizada (A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco);
2. Certidão de Casamento (divórcio ou separação judicial), Certificado de Nacionalidade ou certidão de nascimento averbada, conforme a situação;
3. Comprovante de endereço residencial recente em nome do(a) Profissional;
4. Documento de Identidade (frente e verso no mesmo arquivo).BAIXA DE REGISTRO PROFISSIONAL
Olá! Lamentamos que tenha se decidido em baixar seu registro profissional. Lembrando que, com o registro ativo, você tem diversos benefícios para o desenvolvimento da sua carreira profissional, como a educação continuada com diversos cursos online.
ATENÇÃO! Se você participa do quadro societário de algum escritório de contabilidade, precisará, primeiramente, fazer a alteração contratual retirando-se da sociedade e dar entrada no processo de Alteração de Registro Cadastral no CRCMS.
Se ainda pretende realmente nos deixar, mesmo que temporariamente, precisaremos do envio dos documentos abaixo para o e-mail registro@crcms.org.br para podermos abrir seu processo de Baixa de Registro Profissional. Lembrando que esse processo pode durar 90 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
Quando voltar a exercer as atividades contábeis, deverá restabelecer seu registro, sem a necessidade do Exame de Suficiência, uma vez que o Exame é necessário somente para aqueles que irão solicitar o 1º. Registro.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER BAIXA DE REGISTRO PROFISSIONAL
1. Requerimento padrão preenchido, datado e assinado, contendo o motivo que originou a solicitação de baixa de registro;
2. . Documento que comprove a interrupção ou cessação das atividades na área contábil (de acordo com o motivo que for assinalado no preenchimento do Requerimento);
3. Documento de Identidade (frente e verso no mesmo arquivo);CANCELAMENTO POR FALECIMENTO
O CRCMS lamenta pela perda irreparável e se solidariza com familiares e amigos.
Para que possamos cancelar o registro profissional por falecimento, e assim evitarmos que sejam lançadas cobranças de novas anuidades, necessitamos apenas a Certidão de Óbito seja encaminhada para o e-mail: registro@crcms.org.br
Relação de Documentos para Escritório Sociedade (PJ)
REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU – FILIAL
Parabéns pela iniciativa de empreender na área contábil! Seja bem-vindo para registrar uma entidade jurídica (empresa, sociedade, organização, etc). Desejamos sucesso e estamos à disposição para auxiliar no que estiver ao nosso alcance.
A partir da aprovação do cadastro de seu escritório, você terá 02 (dois) números de registro no CRCMS, um do seu registro como profissional e outro do seu escritório.
ATENÇÃO! Gostaríamos de avisá-lo de que, caso deseje empreender através de uma sociedade, ela poderá ser composta somente por profissionais da contabilidade; ou por profissionais da contabilidade com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização.
Neste último caso, o profissional da contabilidade deverá ter a maioria do capital social e, em ambos os casos acima citados, deverá constar a Cláusula que determina quem será o responsável técnico pelo objeto contábil da organização.
A minuta do seu Contrato deverá ser enviada no e-mail registro@crcms.org.br para fazermos uma breve análise antes de registrá-lo na JUCEMS ou no Cartório, assim, poderemos garantir que o contrato está de acordo com a legislação do seu Conselho.
Somente será concedido o registro do escritório, se todos os sócios estiverem em situação regular com o CRC.
Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo de Registro Cadastral do seu escritório, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que esse trâmite pode durar aproximadamente 40 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE/EMPRESÁRIO/SLU – FILIAL
1. Requerimento preenchido e assinado;
2. Envio dos seguintes documentos:
- Ato Constitutivo, bem como suas alterações, ou contrato consolidado, devidamente registrados no Cartório ou JUCEMS;
- Cópias de documento de identidade oficial, comprovante de residência e comprovação de registro em conselho de profissão regulamentada dos sócios que não são profissionais da contabilidade;
3. Comprovante de Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
4. Termo de Compromisso de Responsabilidade Técnica (para aqueles que não incluíram essa cláusula no Contrato Social e não possuem contrato de trabalho ou de prestação de serviço)5. Comprovante de recolhimento anuidade; (esse boleto precisará ser solicitado ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br)
RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
Olá! Que bom que ao alterar seu contrato social, lembrou-se de averbá-lo também junto ao seu Conselho de Contabilidade. É sempre bom manter o seu cadastro atualizado, segue abaixo a relação dos documentos que precisaremos para o processo.
ATENÇÃO! Gostaríamos de lembrá-lo ainda de que caso deseje empreender através de uma sociedade, ela poderá ser composta somente por profissionais da contabilidade; ou por profissionais da contabilidade com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização.
Neste último caso, o profissional da contabilidade deverá ter a maioria do capital social e, em ambos os casos acima citados, deverá constar a Cláusula que determina quem será o responsável técnico pelo objeto contábil da organização.
A minuta do seu Contrato deverá ser enviada no e-mail registro@crcms.org.br para fazermos uma breve análise antes de registrá-lo na JUCEMS ou no Cartório, assim, poderemos garantir que o contrato está de acordo com a legislação do CRCMS.
Somente será concedida alteração do registro cadastral da Organização, se os sócios ou titulares estiverem regulares perante o CRC. Lembrando que esse trâmite pode durar aproximadamente 40 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE/EMPRESÁRIO/SLU
1. Requerimento preenchido e assinado;
2. Alterações ou o Contrato Consolidado, devidamente registrados no Cartório ou JUCEMS;
3. Comprovante de Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
4. Comprovante de recolhimento da anuidade (esse boleto precisará ser solicitado ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br )
5. Cópias de documento de identidade oficial, comprovante de residência e comprovação de registro em conselho de profissão regulamentada, mas somente dos sócios que não são profissionais da contabilidade;
6. Termo de Compromisso de Responsabilidade Técnica (para aqueles que não incluíram essa cláusula no Contrato Social e não possuem contrato de trabalho ou de prestação de serviço).ALTERAÇÃO OU TRANSFERÊNCIA REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
Olá! Que bom que ao alterar seu contrato social, lembrou-se de averbá-lo também junto ao seu Conselho de Contabilidade. É sempre bom manter o seu cadastro atualizado, segue abaixo a relação dos documentos que precisaremos para o processo.
ATENÇÃO! Gostaríamos de lembrá-lo ainda de que caso deseje empreender através de uma sociedade, ela poderá ser composta somente por profissionais da contabilidade; ou por profissionais da contabilidade com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização.
Neste último caso, o profissional da contabilidade deverá ter a maioria do capital social e, em ambos os casos acima citados, deverá constar a Cláusula que determina quem será o responsável técnico pelo objeto contábil da organização.
A minuta do seu Contrato deverá ser enviada no e-mail registro@crcms.org.br para fazermos uma breve análise antes de registrá-lo na JUCEMS ou no Cartório, assim, poderemos garantir que o contrato está de acordo com a legislação do CRCMS.
Somente será concedida alteração do registro cadastral da Organização, se os sócios ou titulares estiverem regulares perante o CRC. Lembrando que esse trâmite pode durar aproximadamente 40 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ALTERAÇÃO OU TRANSFERÊNCIA REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
1. Requerimento preenchido e assinado;
2. Alterações ou o Contrato Consolidado, devidamente registrados no Cartório ou JUCEMS;
3. Comprovante de Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
4. Cópias de documento de identidade oficial, comprovante de residência e comprovação de registro em conselho de profissão regulamentada, mas somente dos sócios que não são profissionais da contabilidade;
5. Termo de Compromisso de Responsabilidade Técnica (para aqueles que não incluíram essa cláusula no Contrato Social e não possuem contrato de trabalho ou de prestação de serviço).BAIXA OU CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
Olá! Lamentamos que tenha sido necessário baixar/cancelar o cadastro de sua organização contábil. Desejamos sucesso em sua nova jornada profissional.
Segue abaixo a relação dos documentos necessários para que possamos abrir o processo de Baixa de Registro Cadastral. Se a documentação estiver correta, o processo será julgado em aproximadamente 90 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
Lembramos que, caso o escritório possua débitos junto ao CRCMS, isso não impedirá a aprovação do processo, no entanto, a dívida permanecerá e deverá ser regularizada junto ao Setor de Cobrança deste Conselho.
Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA BAIXA OU CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
1. Requerimento padrão devidamente preenchido e assinado;
2. Alteração contratual com a retirada do objeto contábil, ou o Distrato Social, devidamente registrados na JUCEMS
3. CNPJ sem a atividade contábil ou CNPJ baixado