A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz/MS) emitiu uma nota de esclarecimento sobre as recentes instabilidades em seu novo Sistema de Cadastro Fiscal, o e-CCE.
O e-CCE é o sistema responsável pelo Cadastro do Contribuinte do Estado de Mato Grosso do Sul. A Sefaz/MS também fez um manual que apresenta instruções claras para acessar, navegar, consultar, complementar e acompanhar solicitações no sistema na visão de usuário contabilista. Clique aqui e acesse.
Leia a nota completa abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Prezados(as),
A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz/MS) esclarece que, em razão da entrada em produção do seu novo Sistema de Cadastro Fiscal (e-CCE), foram registrados incidentes / impactos em alguns procedimentos e atendimentos decorrentes, sobretudo, de dados desatualizados previamente existentes e inconsistentes entre o Cadastro Fiscal da Sefaz/MS e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Portanto, não decorrem de falhas estruturais do sistema em si, mas de informações as quais já demandavam correção e adequação para garantir maior confiabilidade, segurança e eficiência dos processos.
De todo modo, desde a identificação das intercorrências, equipes técnicas e administrativas estão mobilizadas, adotando todas as medidas cabíveis para a regularização das informações e a estabilização plena do sistema, com o objetivo de restabelecer a normalidade no menor prazo possível. Os esforços estão sendo contínuos e prioritários, com acompanhamento permanente das demandas apresentadas.
Importante destacar que o novo sistema, apesar dos transtornos ora apresentados, vislumbra a solução de demandas antigas a exemplo da integração total com a Redesim, que favorece e simplifica a jornada do contribuinte por meio da padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.
Por fim, enfatizamos que se trata de uma situação transitória, necessária para viabilizar uma melhoria permanente, que moderniza os procedimentos, fortalece a gestão e facilitará para o cidadão.
A Sefaz/MS permanece à disposição para prestar esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso de atuar de forma colaborativa e transparente, em parceria com os contribuintes, o Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul (CRCMS) e os respectivos profissionais vinculados, a fim de minimizar impactos e aprimorar continuamente os serviços prestados.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos.
Sefaz/MS
