Tesouro Disponibiliza Consulta de Pagamentos Realizados por Meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) e PagTesouro

Novidade permitirá que o contribuinte pesquise os pagamentos realizados por esse meio nos últimos 20 anos

O Tesouro Nacional disponibilizou em seu site em maio, como parte do Portal PagTesouro-GRU, a opção de consulta e impressão de extratos dos pagamentos realizados por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). A iniciativa permitirá que os usuários possam pesquisar os recolhimentos efetuados vinculados a seu CPF ou CNPJ desde 2004, ano de lançamento da GRU, até os dias atuais.

A novidade facilitará a verificação e acompanhamento de pagamento de taxas como a de emissão de passaportes, de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de vestibulares de instituições federais que usam a GRU, por exemplo, permitindo que o contribuinte acione rapidamente o órgão arrecadador para obter o serviço vinculado ao pagamento.

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar a página Consulta de Pagamentos de GRU no site do Tesouro Nacional e se autenticar usando a sua conta nível prata ou ouro do Gov.br. Uma vez autenticado, o usuário consegue encontrar todos os pagamentos efetuados via GRU em que constem seu número de CPF ou os CNPJs associados ao CPF registrados na base do Tesouro.

A pesquisa de pagamento pode ser filtrada por ano de preferência do usuário. O resultado da consulta pode ser ordenado por data e por Unidade Gestora (UG). Há ainda a possibilidade de clicar no ícone específico para ver mais dados sobre cada pagamento – como data de vencimento e de quitação, forma de pagamento, descontos e/ou multas etc – e imprimir esse detalhamento.

A GRU é um dos documentos instituídos pelo Ministério da Fazenda para recolhimento das receitas de órgãos, fundos, autarquias, fundações e demais entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social, tais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais (inscrição de vestibular/concursos, expedição de certificados pelas universidades públicas federais), multas (da Polícia Rodoviária Federal, do Código Eleitoral, do Serviço Militar etc.), entre outras.

Fonte: Press Clipping Fenacon