Pesquisas de Satisfação

 


Uma das práticas da governança pública organizacional, vinculada ao mecanismo de controle, é analisar a satisfação das partes interessadas. Esta atividade implica monitorar e avaliar a imagem da organização perante as partes interessadas, bem como a satisfação destas com bens, serviços e políticas sob responsabilidade da organização, a fim de que ações de melhoria sejam implementadas, sempre que necessário.

A Lei nº 13.460/2017 (regulamentando o art. 37, § 3º, inciso I, da Constituição Federal de 1988) dispôs sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública e estabeleceu um conjunto de ações para o alinhamento da prestação dos serviços às efetivas necessidades da sociedade.

Para avaliar a satisfação das partes interessadas, a organização deve realizar pesquisas de satisfação dos usuários, comunicar amplamente os dados coletados e utilizar os seus resultados para promover melhorias na prestação dos serviços.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) elabora e encaminha para todos os Conselhos Regionais de Contabilidade apliquem as pesquisas com a finalidade de medir a satisfação da dos profissionais contábeis pelos serviços prestados pelo CRCMS como também é aplicado a pesquisa de satisfação aos funcionários em relação à infraestrutura, e, às ações desenvolvidas pelo Conselho em prol do corpo funcional.

As pesquisas são realizadas anualmente e compõem o Sistema de Gestão por Indicadores do CRCMS, e, são aplicadas por meio de ferramenta eletrônica específica. Os questionários são confidenciais, e a participação ocorre de forma voluntária e anônima.

 

Confira o relatório da última pesquisa de satisfação: